Hoje estava pesquisando sobre com combater a ansiedade, meu maior inimigo. Além de orar e pedir ajuda de Deus todos os dias é claro. Achei muitas dicas boas, várias eu já pratico, mas outras entraram na minha lista!

Fonte: Ronaud.com.br

  1. Chegue 15 minutos mais cedo.
  2. Prepare-se para a manhã na noite anterior.
  3. Não confie em sua memória… Anote!
  4. Conserte de vez o que não estiver funcionando em sua casa.
  5. Faça duplicata de suas chaves.
  6. Diga não, mais vezes.
  7. Defina as prioridades de sua vida.
  8. Evite pessoas negativas.
  9. Sempre faça cópia de documentos importantes.
  10. Peça ajuda quando se deparar com tarefas que você não gosta.
  11. Divida as tarefas grandes em pequenas tarefas.
  12. Olhe seus problemas como desafios.
  13. Sorria mais.
  14. Esteja preparado para a chuva.
  15. Separe uma parte do dia para a diversão. Todos os dias.
  16. Evite roupas apertadas.
  17. Tome um banho de espuma.
  18. Acredite em você.
  19. Visualize-se vencendo.
  20. Deselvolva seu senso de humor.
  21. Parar de pensar no amanhã fará de seu hoje um dia melhor.
  22. Tenha metas pessoais.
  23. Cumprimente estranhos.
  24. Observe as estrelas.
  25. Pratique a respiração profunda.
  26. Faça coisas novas.
  27. Pare com um péssimo hábito.
  28. Faça um balanço das suas realizações.
  29. Faças as coisas agora (não deixe para depois).
  30. Trabalhe para a excelência, NÃO para a perfeição.
  31. Observe trabalhos artísticos.
  32. Cuide de seu peso.
  33. Plante uma árvore.
  34. Se espreguice.
  35. Tenha sempre um plano B.
  36. Desenhe, mesmo que rabiscos.
  37. Aprenda a reconhecer suas próprias necessidades.
  38. Torne-se uma pessoa atenciosa, que saiba ouvir mais do que falar.
  39. Conheça suas limitações e permita aos outros conhecê-las também.
  40. Faça um aviãozinho de papel.Exercite-se todos os dias.
  41. Comece a trabalhar cedo.
  42. Arrume seus armários.
  43. Tome um caminho diferente para o trabalho.
  44. Deixe o trabalho mais cedo (com permissão).
  45. Lembre-se que você sempre terá outras opções.
  46. Deixe de querer consertas os outros.
  47. Durma o suficiente.
  48. Elogie as pessoas.
  49. Relaxe, um dia por vez.
  50. Você tem o resto de sua vida para VIVER.

Para se livrar da ansiedade é preciso, em primeiro lugar, compreender melhor seu funcionamento. Como você já leu esta matéria, a ansiedade resulta de um processo de aceleração da mente humana quando ela entra em contato com algo tido como novo, situação que geralmente a faz supor haver ameaças para a estabilidade do indivíduo.
Ao preferir o confor to do conhecido, a mente acaba criando a ilusão de que é preciso controlar também o esconhecido, impondo à pessoa a obrigação de antecipar os acontecimentos. Boas ou más, daí surgem as expectativas. No momento em que as sensações de instabilidade e insegurança passam a representar algo desagradável, começam a aparecer os quadros ansiosos.

Trazendo para o mundo das corridas: imagine um corredor que vai participar de uma prova no dia seguinte. Está bem treinado, mas tem dúvidas sobre como chegar até a largada, não conhece direito o percurso, não tem cer teza de como funcionará a organização do evento, não sabe como estará o tempo, essas coisas todas. Sua mente começa a acelerar: …acordar a que horas? …chegar quanto tempo antes? …largar for te ou maneirar?… haverá água no primeiro posto?….estará quente?… será que a tal subida é mesmo puxada?” E acelera cada vez mais em busca das respostas que ainda não existem na sua mente. Dá-se então o looping da ansiedade, uma espécie de bola de neve que só faz crescer: quanto menos respostas encontra, mais a mente acelera, mais busca o controle e mais acentua a sensação de pressa.
Posto o problema, como o corredor deve lidar com a situação? Como pode controlar, diminuir ou até mesmo eliminar os efeitos maléficos da ansiedade que sente? Os especialistas afirmam que para isso acontecer é preciso reduzir a atividade mental.
A desaceleração da mente gera uma sensação de paz de espírito e de calma, que reduz o quadro ansioso. Eis as recomendações:

PARA DESACELERAR

Respire fundo, lenta e compassadamente pelo maior tempo que você for capaz. Isto ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e, por conseqüência, a mente.

Procure entender que quando um problema novo aparece, a solução não está na sua mente. Tampouco no seu pensamento. Está no fato em si. Quando for possível, analise o novo e busque entendê-lo.
Aumente as informações e o conhecimento sobre ele.

Admita – e aceite! – uma certa dose de falta de controle. Abra mão da prepotência de sua mente e entenda que não tem poderes para controlar tudo. Destino e sor te também fazem par te da vida.
Ainda bem!

Em determinadas situações, agir é o melhor remédio. Problemas e novidades são resolvidos mais com ação do que com
especulação. Concentre-se no seu objetivo e faça o melhor que estiver ao seu alcance.

Admita a possibilidade de perder. Não queira ganhar a qualquer preço. Este tipo de compor tamento, além de acelerar a
mente, aumenta e muito a chance de derrota.

Aceite conviver com a insegurança quando ela surgir. Não queira se livrar dela, não tenha pressa. Quanto mais você aceitar conviver com a insegurança, mais calmamente ela irá embora e mais a sua mente se acalmará. Quanto mais rápido você tentar se livrar dela, mais ela se tornará ansiedade.

Em último caso, quando a mente ficar buzinando internamente que o pior está por vir, use expressões mágicas do tipo: “Seja o que Deus quiser”, “Dane-se” ou “Estou preparado para o que der e vier”.

Experimente! Tentar não custa nada. Muitos já se deram bem. O próximo pode ser você.

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